Zinco e Covid 19
O zinco é um mineral importante, sendo essencial para que inúmeras reações químicas ocorram no organismo. Ele está presente em mais de 300 enzimas, intervém no funcionamento de certos hormônios e é indispensável à síntese de proteínas, à reprodução e ao funcionamento normal do sistema imune. Há quase 12 meses, a pandemia de coronavírus vem fazendo vítimas em todo o mundo. Mesmo com a aprovação dos primeiros imunizantes, a busca por alternativas preventivas e terapêuticas continua. Além de corticoides, imunomoduladores, antibióticos e antifúngicos, analisa-se a eficácia dos suplementos como o zinco. O mineral é um oligoelemento essencial para a manutenção da imunidade, e tem reconhecida ação anti-inflamatória e antioxidante. Atualmente, sua recomendação mínima diária é de 7mg para mulheres e de 9mg para homens. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nem 17% da população atinge esses números. A carência do mineral pode causar diarreia crônica, dificuldades de cicatrização e…
Alimentação Mediterrânea: o que ela pode nos ensinar?
A DIETA MEDITERRÂNEA é bastante famosa diante do fato de aumentar a longevidade. Já imaginou uma região em que as pessoas têm alta expectativa de vida e baixa incidência de doenças crônicas? Pois ela existe, é a região banhada pelo Mar Mediterrâneo, que engloba o sul da Espanha, sul da França, Itália e Grécia. Ao perceberem que esses locais tinham tanta gente saudável, cientistas começaram a estudar o que havia lá de diferente e chegaram à dieta mediterrânea. A comida de verdade é a base dessa alimentação, que inclui frutas, vegetais, peixes, azeite e pequena quantidade de vinho e derivados do leite. A dieta mediterrânea é considerada segura por combinar não só a diversidade na alimentação como também um modo de vida mais saudável. O vinho não é obrigatório. Pessoas com restrições a bebidas alcoólicas devem retirá-lo do cardápio. Ela também é vista como uma boa dieta para os…
Por quê o sabor doce é tão atrativo?
Você já sentiu aquela vontade louca de comer um doce? Quem nunca? Imagino que sim. Os chamados “formiguinhas” são as pessoas que relatam esta necessidade de doces e isto pode variar em horários e em quantidades deste alimento. Neste ponto que mora o perigo, porque ter uma boa relação com o doce é conseguir ter um controle sobre o que come, quando come e a quantidade que ingere num único horário. O açúcar não é somente o açúcar branco adicionado no chá ou café. Ele pode estar mascarado em vários alimentos: chocolate, bolos, doce de amendoim, pães, bolachas, tortas, balas, gomas, etc. O doce é amplamente considerado como de grande qualidade gustativa básica ou primária. Gostar de substâncias com sabor doce é inato, embora as experiências pós-natais possam moldar as respostas. Nesta esteira de pensamento, é proibido oferecer doces às crianças como menos de 3 anos de idade. Na verdade,…
Niacina ou Nicotinamida ou Vitamina B3
A niacina é uma vitamina do complexo B, solúvel em água que participa de várias reações orgânicas. Compreende as formas amida e ácido da vitamina: a nicotinamida e o ácido nicotínico. As funções metabólicas da niacina estão relacionadas a seu papel como integrante das coenzimas nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD) e NADP, os quais funcionam como carreadoras de elétrons nas reações de oxidorredução no metabolismo oxidativo. O triptofano pode auxiliar na síntese da niacina. É necessário 60mg de triptofano para sintetizar 1mg de niacina. Participa de inúmeras reações bioquímicas, tem funções terapêuticas e também cosméticas. Você pode encontrá-la em uma grande variedade de alimentos e também como suplemento. A deficiência de niacina (pelagra) pode gerar os 3 Ds graves: dermatite, diarreia e demência, sendo as principais causas a baixa ingestão de niacina, bem como a de triptofano. Sua deficiência acarreta a pelagra, cujos sintomas consistem em alterações cutâneas, digestivas e neurológicas.…
Confinamento, distanciamento social, ansiedade e ingestão alimentar
Em 12 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a humanidade estava diante de uma pandemia pela Sars – Covid 19, uma doença nova, altamente contagiosa e sem nenhum tratamento efetivo ou vacina que pudesse acalmar a população mundial. O pânico foi geral! Foi determinado o distanciamento social como forma de prevenção e o que se pensava que em pouco tempo poderia ser solucionado, tomou dimensões sem precedentes. Quem pôde foi encaminhado para o trabalho domiciliar, as escolas foram fechadas e milhões de crianças ficaram em casa em home schooling. As crianças ainda com a grande tendência de serem as maiores vetoras da doença sendo assintomáticas tiveram todas as suas atividades suspensas. A princípio os idosos foram considerados o maior fator de risco, associados com comorbidades como pressão alta, diabetes, etc e os obesos ficaram na berlinda como fortes candidatos a terem um pior prognóstico.…
Alimentação da Mulher
Com a evolução dos tempos, o movimento feminista trouxe as mulheres para o mercado de trabalho após muitas lutas. As mulheres passaram a ocupar um lugar importante na sociedade com a sua organização, determinação e tenacidade em ocupar seus espaços nas empresas, nos consultórios, na nasa lançando foguetes ou onde a mulher queira estar e o que ela queira ser e fazer. Mas as mulheres ainda possuem outros papéis também igualmente importantes como gerar filhos, cuidar de si e da sua família. Embora muitas obrigações sejam divididas igualmente com os homens, as mulheres modernas estão sobrecarregadas e precisam de um cuidado extra. E um deles é com a sua alimentação. A alimentação da mulher ao longo da vida deve ser basear em alimentos saudáveis como preconizado pela Pirâmide Alimentar tradicional com macro e micronutrientes em quantidades ótimas para cada faixa etária. Com o passar dos anos a mulher diminui os…
Alimentação no exercício físico
Você sabe qual a diferença entre atividade física e o exercício físico? A primeira é toda a atividade que você executa durante o dia, por exemplo arrumar a cama, tomar banho, trabalhar, etc e o segundo é o que fazemos de forma programada, por exemplo a musculação, a corrida, o pilates, etc. Como o passar dos anos, nosso ritmo tanto de atividade quanto de exercício físicos diminuíram com tantas facilidades eletrônicas e a nossa necessidade cada vez maior de trabalharmos fechados, conectados e fatalmente sentados por horas a fio. O exercício físico diário conhecidamente proporciona muitos benefícios à saúde individual. Iniciar este projeto de vida, incluí-lo e mantê-lo na sua rotina diária é um desafio, que pode ser muito prazeroso e trazer inúmeros ganhos como: aumento da produção de neurotransmissores que promove reparação celular do cérebro; prevenção de acidente vascular cerebral; prevenção de alguns tipos de câncer; melhora…
Lipídios
Os lipídios ou gorduras são macronutrientes insolúveis em água que fornecem 9Kcal por grama de produto. Por esta razão os lipídios têm sido associados negativamente à saúde, uma vez que a obesidade é muito correlacionada com outras doenças, como as cardiovasculares e o diabetes. Os lipídios alimentares como os ácidos graxos saturados e trans são relacionados com risco de doença cardíaca por sua habilidade em modular as concentrações de LDL-colesterol no sangue. São referidos como óleo (líquido) ou gordura (sólida). Podem ser: a) Insaponificáveis: ▪ Ács. graxos livres ▪ Esteróis ▪ Carotenóides ▪ Monoterpenos ▪ tocoferóis b) Saponificáveis ▪ Glicerídeos (mono, di e tri) ▪ Fosfolipídio ▪ Glicolipídios ▪ ceras e ésteres de esteróis Classificação dos óleos: Azeite de Oliva: é o produto obtido somente dos frutos da oliveira (Olea europaea L.) Azeite de Oliva virgem é o produto obtido do fruto da oliveira (Olea europaea L.), somente…