A cirurgia bariátrica nas suas versões mista (“by-pass gástrico) e restritiva (“sleeve”), podem causar a síndrome de “dumping”.
O termo “dumping” significa esvaziamento rápido e é o que acontece quando se ingere alimentos com açúcar ou com gordura.
Os sintomas são variados, assim como a sua intensidade. Quem já teve a síndrome, a descreve como algo muito ruim, como uma sensação de morte. Mas calma! Isto é variável entre os indivíduos e também tem relação com o tipo de alimento que é ingerido. Há pacientes que relatam a síndrome com suco de laranja, outros com mousses, outros com carnes gordurosos, outros com massas ricas em gordura. Outros ainda com o açúcar adicionado ao chá ou café.
A redução do tamanho do estômago, diminui naturalmente a quantidade de enzimas que digerem alimentos ricos em açúcares e gorduras. E elas fazem falta! Sem enzimas suficientes, o estômago esvazia rapidamente e o que sobra do alimento chega ao intestino num pulo e este reflexo que desencadeia os sintomas.
Os sintomas variam entre: náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, sudorese, taquicardia (o coração bate como batedeira) e uma sensação de desmaio iminente. Portanto, muito ruim de sentir.
Existe o “dumping” precoce, que ocorre logo após a ingestão alimentar e o “dumping” tardio, que ocorre 3 a 4 horas depois da ingestão.
Algumas pessoas se confundem com falta de açúcar, quando sentem este moleza e necessidade de deitar, mas CUIDADO! Não é com alimentos doces que você corrige isso. Você precisa de alimentos mais densos e salgados como azeitonas, queijo branco, pepino azedo. Jamais consuma doces neste momento.
Procure ajuda profissional para organizar suas escolhas alimentares e evitar estes sintomas que tão desagradáveis que podem limitar sua vida social.