Esteatose Hepática: uma doença silenciosa

bicicleta de alimentos TRATAMENTO: MELHORAR O ESTILO DE VIDA COM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA
A esteatose hepática é uma doença silenciosa, porque muitas pessoas relatam que nunca sentiram nada e só souberam da doença através de uma ecografia abdominal solicitada pelo seu médico.
É uma doença que se caracteriza pelo excesso de gordura no fígado (o fígado fica grande e amarelo) e suas consequências são graves como hepatite gordurosa, cirrose e mais gravemente o câncer.
O que parece mais assustador é que sua causa nem sempre está ligada ao excesso de bebida alcoólica. Muitas pessoas inclusive nunca beberam. As causas vão desde aumento de colesterol e triglicerídeos, síndrome metabólica (diabetes, resistência à insulina, hipertensão arterial, aumento da gordura abdominal, etc).
O tratamento é melhorar a qualidade de vida e a alimentação. A perda de peso pode refletir positivamente no quadro da esteatose hepática não alcoólica (NASH).
A vitamina E pode ser suplementada para auxiliar.
Alguns alimentos são ótimos para auxiliar: chá de boldo, hortelã e chás claros em geral, limão, mamão, abacaxi, goiaba e maçã e temperos como açafrão. Consulte seu nutricionista e saiba mais!