ABREVIAÇÃO DE JEJUM PRÉ OPERATÓRIO
Há pouca informação ainda sobre a abreviação de jejum com uso de líquidos ricos em carboidratos. Um pré operatório bem feito pode render melhores resultados após a cirurgia.
Por isso, em busca de excelência na boa recuperação nutricional, diminuição do tempo de internação, a quebra do jejum pré operatório pode fazer a diferença. É segura, melhora o controle glicêmico.
O jejum prolongado é prejudicial ao paciente, especialmente no paciente idoso. A resposta orgânica ao jejum é agravada com o trauma operatório e a lesão tecidual que o segue. Além do aumento dos hormônios contrarreguladores, o jejum associado ao trauma desencadeia maior produção de mediadores inflamatórios que incrementam a resposta orgânica com inúmeros efeitos, tais como aumento da resistência insulínica, proteólise muscular, lipólise e, dependendo do porte da operação, franca resposta inflamatória sistêmica. Nesse contexto, ocorre liberação de citocinas e produção de proteínas de fase aguda em direta associação com a
intensidade do trauma.
Recomenda-se em operações eletivas tempo de jejum de seis horas para sólidos e de duas horas para líquidos claros contendo carboidratos; uso de maltodextrina a 12,5% em volume de 200-400 mL, seis e duas horas antes da operação. Exceções a essa
última recomendação são: obesidade mórbida, gastroparesia, mau esvaziamento gástrico, suboclusão ou obstrução intestinal e doença
do refluxo gastroesofágico moderada e grave; Jejum pré-operatório prolongado é desnecessário na maioria dos pacientes; Interrupção da ingestão nutricional é desnecessário no pós-operatório na maioria dos pacientes.
Ainda precisamos de mais diretrizes voltadas para a cirurgia bariátrica, que facilitem a orientação pré operatória e a melhor e mais rápida recuperação do paciente no período pós operatório.
Fontes:
- Lassen K etal. Clinical Nutrition 31 (2012). 817 – 830.
- Feguri GR etal. Rev Bras de Cardiovasc 2012; 27 (1): 7 – 17.
- Fearon KC, Ljungqvist O, Von Meyenfeldt M et al.Enhanced recovery after surgery: a consensus review of clinical care for patients undergoing colonic resection. Clin Nutr 2005. 24:466–477.
- Enhanced Recovery After Surgery – ERAs. History. Disponible: https://erassociety.org/about/history/. Acess: 10 april, 2019.