A cirurgia bariátrica em suas várias modalidades, exige o uso de suplementos nutricionais diariamente.
O bypass gástrico, padrão ouro da cirurgia, promove emagrecimento através de restrição alimentar, alterações hormonais e especialmente disabsorção intestinal. A falta de parte de duodeno, jejuno e íleo promove carências nutricionais importantes como anemias ferropriva, megaloblástica e perniciosa, queda de cabelos, unhas quebradiças, aparência de doente.
Já o Sleeve ou Manga Gástrica, caracteriza-se pela restrição na ingestão diária, mas mesmo assim pode comprometer os níveis de proteínas, zinco e vitaminas do complexo B.
Ambas as técnicas necessitam do uso contínuo de suplementos nutricionais. Portanto a importância da realização de exames laboratoriais periodicamente e o acompanhamento com a Nutricionista. Assim se pode avaliar como está a ingestão alimentar diária e o que fazer para corrigir e também garantir o uso dos suplementos necessários para a fase.
E quais suplementos deve-se usar? O operado necessita de produtos que sejam de fácil consumo e com sabor agradável. E principalmente que tenha em sua composição nutrientes que constam em seu rótulo. Ou seja, que tenham a segurança de consumir suplementos de qualidade, pois seu estado nutricional depende disso.
1. Polivitamínico: que ofereça o máximo de nutrientes em pequeno volume e que seja de fácil utilização pelo paciente.
2. Ferro: de preferência que venha acompanhado de vitamina C para melhorar a absorção do mineral.
3. Cálcio e vitamina D: normalmente os suplementos de cálcio devem ser usados com cautela. Ideal é sempre monitorar os exames e verificar a necessidade do suplemento. Valorizar sempre o cálcio alimentar.
4. Vitamina B12: a queixa comum entre os operados bariátricos, é o medo da injeção de vitamina B12. O uso da vitamina em comprimido ou sublingual também são bem aceitas.
5. Proteínas: a perda muscular intensa do bariátrico deve ser controlada com o uso de proteínas de alto valor biológico, na forma hidrolisada e isolada.
Operar é um caminho, o melhor tratamento até então descoberto para a perda de peso, mas precisa de monitoramento da ingestão alimentar e dos exames de sangue para manutenção da saúde a longo prazo.