Sintomas Relatados na Carência de Vitamina B12 após Cirurgia Bariátrica

Pesquisa publicada no XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica em Brasília – DF, em 2013.
Sintomas Relatados na Carência de Vitamina B12 após Cirurgia Bariátrica
1.    INTRODUÇÃO:

A cirurgia bariátrica é um excelente caminho para a perda ponderal, mas exige dos operados um cuidado constante com seus parâmetros bioquímicos. Os pacientes devem fazer acompanhamento com a equipe multidisciplinar de forma periódica para que determinados sintomas não sejam menosprezados e tratados erroneamente de forma leiga.

Alguns nutrientes são vitais para a saúde mental de todos. Um deles é a Vitamina B12 que é essencial para manter o sistema nervoso funcionando perfeitamente. Caso ocorra deficiência desta vitamina, muitos dos nervos danificados podem causar astenia, sensações de formigamento e dormência nas extremidades de membros superiores e inferiores (parestesia), além de comprometimento cognitivo, alterações no humor.6,7

A cianocobalamina, como é chamada a vitamina B12 , quando em deficiência, pode prejudicar de forma grave a função mental6.

A absorção da vitamina B12 requer o fator intrínseco, derivado das células parietais, do pH ácido estomacal e a absorção no íleo.5,6,7

Para os pacientes bariátricos, há semelhança neste quadro, porque com a restrição no tamanho do estômago, há uma diminuição drástica na secreção de fator intrínseco, além de ocorrer um desvio intestinal, prejudicando o seu destino final, o íleo. Portanto, os operados bariátricos devem fazer reposições periódicas de vitamina B12 para prevenir a incidência de anemia megaloblástica e o comprometimento cognitivo.

 OBJETIVO DO TRABALHO:

Descrever os sintomas relacionados à carência de vitamina B12 em operados bariátricos.

  1. MATERIAL:

Foram selecionados 30 pacientes de ambos os sexos, com idades entre 36 e 64 anos de uma Clínica Privada em Curitiba – Paraná, submetidos à cirurgia bariátrica – Gastroplastia em Y Roux no ano de 2013.  Excluiram-se pacientes com outra técnica cirúrgica, que tinham deficiência prévia da vitamina e que não realizaram as avaliações de pós operatório na data prevista ou que tivessem deficiências de outros nutrientes como tiamina, ácido fólico, zinco, cobre, vitaminas A, D e E.

3.MÉTODO:

Foi realizado um estudo prospectivo, em que os pacientes foram separados de acordo com a descrição dos sintomas que sentiam como alterações cognitivas como esquecimento, irritabilidade, parestesia e sintomas depressivos como a necessidade de isolamento. Foram avaliados de rotina no período pré operatório, em 03 meses e em 06 meses após a cirurgia pela equipe multiprofissional composta do Cirurgião, da Nutricionista e da Psicóloga. A avaliação foi qualitativa baseada nos sintomas descritos pelos pacientes e quantitativa ao avaliar os níveis sanguíneos da vitamina B12.

  1. 4.    RESULTADOS:

A média de idade dos 30 pacientes foi de 50±14anos, a média inicial de vitamina B12 foi de 580,9±27,4pg/ml, em 03 meses, 308,85±17,45pg/ml e em 06 meses foi de 649,45±143,66. Todos os avaliados queixaram-se de sintomas na avaliação do terceiro mês após a cirurgia bariátrica. Quinze pacientes (50%) descreveram esquecimento e dificuldade de concentração, 03 (10%) relataram irritabilidade, 03 (10%) tiveram formigamentos em membros inferiores e superiores, 07 (23,3%) não se queixaram de sintomas. Um (3%) paciente teve todos os sintomas ao mesmo tempo e um (3%) descreveu sentir-se irritado e com necessidade de isolar-se.

  1. 5.    DISCUSSÃO:

A deficiência de B12 pode ser confundida com sintomas depressivos bem demarcados. Os pacientes bariátricos, ao serem questionados em sua avaliação periódica se estavam bem, a primeira e maior queixa estava relacionada ao esquecimento, irritabilidade, vontade de isolar-se. Acreditavam mesmo que estariam com depressão. E isto era relatado pelo paciente e por seus familiares. Para que o diagnóstico não fosse superficial foram avaliados também pela Psicóloga, especializada na área. Com a equipe em trabalho conjunto, ficou claro identificar estes sintomas e buscar o tratamento mais rápido e eficaz para que os queixosos voltassem a vida normal.

Os sintomas neurológicos incluem deficiências no sistema nervoso central, periférico e entérico.Encefalopatia, neuropatia periférica, mielopatias e radiculoneuropatias têm sido reportadas.A desnutrição após a cirurgia bariátrica e a deficiência de micronutrientes com a vitamina B12 , é a causa de tantas complicações.

Nos resultados do presente estudo verificou-se alta incidência de comprometimento cognitivo (50%), o que converge para o resultado de alguns estudos.4,6,7. Dez porcento tiveram parestesia, mas 23,3% não relataram sintoma algum. Não se sabe bem ao certo, se a atividade profissional poderia interferir também diretamente na queixa de prejuízo cognitivo. Esta avaliação não foi feita e poderia ser analisada mais minuciosamente para cruzar estes dados.

Somente um paciente se disse poliqueixoso, com todos parâmetros positivos e um outro, pelo contrário, não demonstrou nenhuma mudança em seu cotidiano.

A dose para a manutenção do estado da cianocobalamina é de 350mg/d na forma cristalina oral.5 Não há ainda um consenso sobre quanto oferecer de acordo com o grau da deficiência vitamínica. Como mensurar a necessidade de alguém com 150 ou 300pg/ml de vitamina B12? A base empírica é para corrigir o sintoma e trazer o paciente ao seu bem estar habitual. No Brasil há o suplemento da vitamina via oral e na via intramuscular, sendo sugerido para o paciente a sua preferência, porque para melhorar do sintoma, depende necessariamente da aderência ao tratamento.

Sabe-se que vários nutrientes podem estar envolvidas nas complicações neurológicas após a cirurgia bariátrica7. No presente estudo, exlcuíram-se pacientes com outras deficiências que não a de cianocobalamina, para não prejudicar o diagnóstico.

  1. 6.    CONCLUSÃO:

            Concluiu-se com o presente estudo que a deficiência de vitamina B12 após gastroplastia em Y Roux, pode causar sintomas bem demarcados nos pacientes como alterações de humor, neuropatias e que os mesmos podem ser corrigidos com o uso da suplementação adequada desta vitamina.

REFERÊNCIAS:

  1. WALKER JG Mental Health literacy, folic acid and vitamin B12, and physical activity for the prevention of depression in older adults: randomized controlled trial. Br J Psychiatric 2010Jul; 197 (1): 45 – 54.
  2. SKARUPSKI KA, TANGNEY C, LI H, OUYANG B, EVANS DA, MORRIS MC. Longitudinal association of vitamin B6 , float and vitamin B12 with depressive symptoms among older adults over time. Am J Clin Nutr 2010 Aug; 92 (2): 330 – 5.
  3. WILLIANSON C. Dietary factors and depression in older people. Br J Community Nurs 2009, oct; 14 (10): 422, 424-6.
  4.  BECKER DA, BALCER LJ, GALETTA SL. The Neurological Complications of Nutritional Deficiency following Bariatric Surgery. J Obes. 2012; jun: 608534.
  5. AILLS L, BLANKENSHIP J, BUFFINGTON C, FURTADO M, PARROT J. ASMBS GUIDELINES. Surgery for Obesity and Related Disease 4 (2008) S 73 – S 108.
  6. HEBER D, GREENWAY FL, KAPLAN LM, LIVINGSTON E, SALVADOR J, STILL C. Endocrine and nutritional management of the post-bariatric surgery patient: and endocrine society clinical practice guideline. J Clin Endocrin and Metab. 2010; 95 (11): 4823 – 4843.
  7. FRANTZ DJ. Neurologic complications of bariatric surgery: involvement of central, peripheral, and enteric nervous systems. Curr Gastroenterol Rep. 2012 Aug; 14 (4): 367 – 72.